UFSM instala Banco Vermelho no campus em ato de conscientização contra a violência de gênero e feminicídio

UFSM instala Banco Vermelho no campus em ato de conscientização contra a violência de gênero e feminicídio

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instalou, nesta quinta-feira (4), seu primeiro Banco Vermelho, iniciativa que reforça o compromisso institucional no enfrentamento à violência contra a mulher e o feminicídio. A peça, colocada no hall do Restaurante Universitário 1, no campus sede, integra ações da Casa Verônica e soma-se a um movimento que já ganhou espaços públicos e privados da cidade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Assim como ocorre em outras localidades, o Banco Vermelho da UFSM carrega um propósito simbólico: representar a ausência das mulheres vítimas de feminicídio e convidar a comunidade à reflexão. Em publicação, a Casa Verônica destacou que o banco “chega como um espaço de reflexão, denúncia e cuidado” e convoca a sociedade a não naturalizar a violência.

A instalação na universidade amplia uma mobilização que já se espalha por Santa Maria. No Centro, o primeiro Banco Vermelho foi inaugurado em 2 de agosto, no Calçadão Salvador Isaia. A ação foi conduzida pela Prefeitura em parceria com o Instituto Banco Vermelho, organização nacional sem fins lucrativos dedicada a ações educativas, políticas públicas e intervenções urbanas de prevenção ao feminicídio.

Nos meses seguintes, a cidade recebeu outras duas instalações. Em 25 de novembro, a Paccini Moda Íntima inaugurou o primeiro Banco Vermelho em uma empresa privada. Além da ação simbólica, a loja implementou um protocolo interno de apoio às clientes, com um código sigiloso para pedir ajuda. Já no dia 28, o Fórum de Santa Maria instalou dois bancos em suas áreas de circulação, como parte das ações do programa Justiça pela Paz em Casa, do Conselho Nacional de Justiça.

A Casa Verônica, iniciativa dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de violência de gênero, relembra que violência doméstica é crime e orienta que qualquer suspeita ou denúncia seja feita por meio dos canais oficiais e contatos locais especializados, como o Centro de Referência da Mulher e a Delegacia da Mulher. A inauguração ocorreu às 17h desta quinta-feira (4) e integra a agenda permanente da UFSM no combate às violências de gênero.

Reitor da UFSM, Luciano Schuch, e a vice-reitora, Martha Adaime, estiveram entre os presentes na inauguraçãoFoto: Vinicius Becker (Diário)


"Nenhuma de nós a menos"

Horas antes da inauguração, a vice-reitora e futura reitora da UFSM, Martha Adaime, se pronunciou nas redes da instituição, em mensagem conjunta com gestoras de universidades federais, para repudiar o atentado ocorrido na última sexta-feira (28) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), que resultou na morte de duas servidoras técnico-administrativas da instituição.

— Enfrentar o feminicídio significa assumir um compromisso público de fortalecer redes de apoio, acolhimento, também ações de prevenção. E assumir que nenhuma forma de violência contra mulheres será tolerada. É hora de olhar esse tema de frente. Nenhuma de nós a menos — declarou.


Onde buscar ajuda

Central de Atendimento à Mulher – 180

Direitos Humanos – 100

Centro de Referência da Mulher (CRM) – (55) 3174-1519 (opção 2) / (55) 99139-4971 (WhatsApp)

Delegacia da Mulher (DEAM) – (55) 3174-2252

Polícia Civil – 197

Brigada Militar – 190

Guarda Municipal – 153

Juizado de Violência Doméstica e Familiar – (55) 3222-8888

Ministério Público – (55) 3222-9049

Defensoria Pública – (55) 3218-1032

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem redução de mais de 79% nas denúncias por perturbação do sossego público Anterior

Santa Maria tem redução de mais de 79% nas denúncias por perturbação do sossego público

Polícia Civil prende três homens por tráfico de drogas em Santa Maria Próximo

Polícia Civil prende três homens por tráfico de drogas em Santa Maria

Polícia/Segurança